sexta-feira, 23 de julho de 2010

Silêncio.

Gente estou aqui sentado na frente do computador tentando escrever um texto. Infelizmente permiti que tantas ideias boas fossem embora esses dias e agora estou aqui buscando encontrar as ideias que perdi, ou receber uma nova, uma que ainda não senti.
Você já sentiu uma boa nova ideia? Já sentiu uma inspiração brotando dentro de você, e aquilo queima tanto dentro que parece que você vai explodir até que a coloca no papel, lugar onde ela pode descansar? Se sua resposta for sim, minha dica pra você é, pare tudo e escreva aquilo que o Espírito esta dizendo, sinta o que o Espírito esta sentindo! Nada é mais importante que isso! Principalmente se como eu, você tem a responsabilidade por postar um texto no blog por semana. Risos.
No caso de sua resposta ser não, acho que não tenho muito a te dizer, a não ser você precisa sentir isso! Sentir o vento, a inspiração, o sopro, a criatividade de Deus fluindo em você! Sentir o mistério de Deus sendo de codificado em palavras que entraram pelas janelas da alma de alguém e se transformaram novamente em código, em mistério, o levando a sentir a presença de Deus! Isso é demais!
Bom mas são em dias como o de hoje, em dias que a ideia vai embora e a gente não encontra aquela que já nos possuiu um dia, em dias que o telefone toca e do outro lado é uma menina que estava com a data de casamento marcado e descobriu que o namorado engravidou outra, em dias assim agente fica sem saber o que dizer.
Silêncio. Silêncio. Silêncio. Silêncio.
Como fui tolo ate aqui, como não pude perceber, há um valor ate mesmo no silêncio!
Quem disse que a gente sempre tem que ter o que falar? Quem foi que nos disse que não temos o direito de nos calar? Quem foi que disse que não temos o direito de ficar sem saber o que dizer? Ou a pergunta seria, como eu posso aprender de Deus o valor de me calar se sempre tenho o que dizer?
São nessas horas que eu acho que Deus pode nos ensinar o valor de não falar. O valor que tem abaixar-se e escrever na terra mesmo que a resposta esteja obviamente diante de você! Obviamente equivocada como os fariseus!
A vida sempre vai nos pedir uma resposta. Uma menina que tem seu casamento marcado e descobre que o namorado engravidou outra quer uma resposta. O leitor do blog quer ler um novo texto e ate mesmo nossos conflitos internos querem respostas, frases, pensamentos, inspiração! Só que hoje eu não tenho nada pra dizer, tudo que tenho hoje é silencio! E percebo que Deus quer falar de mim hoje através daquilo que eu não posso, não devo, não tenho e não sei falar! Deus quer falar no silencio!
Então longe das frases feitas, dos pensamentos perfeitos, Deus quer me ver ouvir. Deus quer curar minha necessidade de dizer, Deus quer me ensinar a ouvir, esperar, contemplar, reviver!
O silencio fala! Fala da nossa necessidade de depender. Fala da nossa necessidade de aprender. Fala da nossa necessidade de ouvir. Fala de como precisamos de Deus!
Mais uma vez como fui tolo! Eu estava aqui tentando dizer um tanto de coisas pra você meu amigo leitor. Eu estava aqui querendo fazer mais um daqueles textos que eu e você lemos e percebemos depois o quanto é bom pararmos para sermos inspirados por Deus. Mas hoje é silencio!
Porque silêncio, ou porque do silêncio?
Sim silêncio! Pois quantas vezes me calei. Quantas vezes foi necessário me calar. Quantas vezes foi melhor o silêncio! Quantas vezes que a melhor escolha foi silenciar a voz da minha opinião! Silêncio!
E quando meu pai faleceu?! Silêncio! Me lembro apenas de estar na cabeceira do caixão. Como música sempre cabe em qualquer lugar, então canção. Essência da Adoração. Mas palavras...nada de palavras, silêncio! Deus estava lá! E talvez a única razão pra te garantir sua presença ali comigo, seja exactamente a ausência de palavras daquele dia, atenção total naquilo que Ele estava a dizer!
Silêncio.
Tudo que posso dizer é sempre há tempo. Como o sábio disse: “Há tempo para todas as coisas...”. E se a nós ficou apenas a missão de entender o tempo, pois cabe a Ele definir os tempos, então que nesse tempo que nos foi dado, que nos resta, possamos aproveitar o silêncio.

Eclesiastes 3:1-8.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”.

4 comentários:

  1. É uma benção ler o seu blog...
    Sempre buscamos respostas para tudo...mais as vezes é necessário se calar diante de algumas situações...
    Vc é muito abençoado e é sempre bom estar ao lado de pessoas assim como vc: usado demais por Deus...

    ResponderExcluir
  2. Vou ser sincera,esse texto demonstra o tanto q temos de aprender a "esperar no silêncio".Esse texto marcou meu coração(com tdo respeito).
    Digo "esperar no silêncio",pq muitas vezes estamos tão agitados,tão cegos diante da rotina de nossas vidas,q não ficamos "em silêncio" nem para ouvir a mamãe qdo ela só quer pedir um abraço ou um simples "OI meu filho(a)".
    Esperar no silêncio diante de Deus,eu percebo q é dar atenção para o Pai.O Pai!Esse Pai que preenche a falta de um pai carnal(sinto muito por isso),esse Pai aconselha,dá a genuína força qdo não conseguimos mais prosseguir,esse Pai de amor,q em meio a correria da vida,Ele nos só quer nos ouvir dizer:"Cuida de mim,eu preciso,aquieta meu coração e fala comigo..." No silêncio,eu percebo isso,minha ansiedade,minha ousadia,minhas emoções em turbilhões,se aquietam e descansam no colo de quem me entende e me criou.
    Percebo q "silêncio" é tratamento,um momento que paramos e deixamos nosso ego de lado,nossas "meninices",o orgulho cai ao chão e o peso d e uma responsabilidade simplesmente diminui,vindo dEle a genuína responsabilidade(direção) diante dos compromissos da vida.Deus só quer tocar nosso coração e nesse "silêncio" nos fazer descansar.
    Eu creio no agir de Deus em meio ao silêncio.Obrigada por essa reflexão.
    Deus te abençoe muito.
    Felicidades com Cristo.
    Deborah L.

    ResponderExcluir
  3. Penso no respeito de um filho obediente quando o pai fala e ele fica em silêncio, olhando em seus olhos, ou de cabeça baixa, prostrado. Que sejamos filhos obedientes, quando Papai falar silenciemos.
    Lembrei de uma canção que fala demais ao meu coração, Confio em Teu Amor do Diante do Trono, a letra é forte demais, fala assim em um trecho:
    Te adoro, Senhor
    Calo meu coração e me prostro
    Te adoro, Senhor
    No dia mau quero proclamar
    Confio em Teu amor que não mudará
    Nem mesmo a morte pode me separar
    Do Teu cuidado e proteção
    Mesmo quando não Te vejo sei que Tua mão me sustenta
    É lindo ter a confiança em Deus no seu silenciar, no nosso silenciar, sejamos filhos obedientes mesmo quando nem ao menos entendemos o que Papai está dizendo!

    ResponderExcluir