quinta-feira, 29 de julho de 2010

Responsabilidade e Amizade


Quinta-feira, dia vinte e dois, manhã. Para ser mais preciso no horário 6:30 da manhã. Sabe aquele momento que o sono ta no seu melhor momento? Telefone toca!
Levanta pra você ir na oração!
Para você que não sabe, como um dos pastores da Igreja Batista da Lagoinha, tenho o compromisso de todas as amanhas estar lá as 8:00 da manhã para a oração. (obs: exceto na segunda-feira que começa as 9:00). Só que semana passada tava osso de acordar! Confra acontecendo, atendimento, pregação, ministrações em outros lugares, a canseira batendo e aquela dificuldade de acordar de manhã. Um detalhe, na quinta-feira eu nem precisava levantar! Na quinta-feira exatamente por causa da correria, tínhamos até decidido que não iríamos a oração. E segundo um dos companheiros de jornada tava até tranquilo, não haveria problemas não irmos na oração na quinta exatamente por causa da correria do confra. Mas o telefone tocou! E assim como coloquei pra você aqui meu amigo leitor todas as razões para ficar na cama, falei com o telefone na quinta-feira, mas a resposta a todo esse argumento foi:
Eu não quero saber das outras pessoas, se eles tem motivo ou não pra ficar em casa. Eu tenho um compromisso com você. E eu sei que você tem um sonho, você sabe onde quer chegar, então levanta e vai pra oração!
Preciso nem falar nada né?! Depois disso o sono foi embora e ás 8:00 eu estava lá.
Responsabilidade e amizade foram as palavras que ficaram na minha cabeça neste dia.
Responsabilidade com a gente mesmo! Responsabilidade com nossos sonhos, nossos projetos, nossa vida! Responsabilidade com nossa família, nosso legado, nosso Deus, nosso Pai, nossos irmãos. Responsabilidade.
Ontem, dia 28 de Julho, quase uma semana depois do confra, conheci um jovem, a vida dele me marcou. O nome dele é Victor. A dois anos atrás esse jovem sofreu um acidente em uma avenida bem conhecida aqui em BH. Seu carro capotou, e ele foi lançado para fora do carro. O fato do Victor estar vivo hoje é um milagre. Por causa do acidente, ele deveria ser tetraplégico, mas pela graça e misericórdia de Deus ele esta muito bem, terminando a recuperação do acidente. O Victor é um milagre! Mas olhando para ele ontem, pensei exatamente na questão da responsabilidade mais um vez. Por um momento, poucos segundos, e uma decisão marca nossa vida pra sempre! Responsabilidade!
A vida tem que ser leve, Jesus disse isso! “Meu fardo é leve, meu julgo é suave”! Porém a leveza de Cristo tem de nos levar a responsabilidade, ao comprometimento.
São pequenos momentos, decisões que podem mudar nossa vida completamente. A menina que decide se entregar nas mãos de um rapaz e descobre estar gravida. O cara que decide trair a namorada e estragar um casamento. O menino que mesmo diante do falecimento do pai, resolve abandonar tudo pra seguir seu chamado. O pai que por ambição ao dinheiro perde a família. Responsabilidade. Precisamos de responsabilidade com a gente!
Enquanto estou escrevendo esse texto, no meu telefone a atendente de um banco, esta me oferecendo um seguro de vida caso eu venha falecer, deixando um dinheiro para os meus parentes ou a minha família. Responsabilidade.
Mas porque amizade? Onde eu encaixo amizade e responsabilidade? Porque são com eles que dividimos nossas responsabilidades! A ligação da quinta de manhã que me acordou foi de um amigo. Um amigo que acredita no meu sonho, acredita no meu chamado e não quer me ver, por uma pequena decisão jogar tudo pro alto. São os amigos que nos ajudam vencer os maus momentos, são os amigos que nos ajudam a se livrar do gosto amargo das más decisões. São os amigos que na verdade decidem tomar esse chá com a gente, caminhar mais uma milha.
São os amigos que puxam o nosso tapete, nos mostram a verdade e decidem ficar com a gente! São os amigos que fazem questão de investir em nós, acreditar em nós, esperar por nós. São os amigos que nos mostram o caminho certo e quando não conseguimos enxergar, eles nos levam até lá!
Responsabilidade e amizade.
Não se pode viver sem responsabilidade, não se pode ser alguém sem responsabilidade! Não se pode ser amigo sem responsabilidade, não se pode entender o valor de ser responsável sem um amigo! Ao meu ver caro leitor, uma coisa puxa a outra.
“Amigos se faz em tempos de paz, mas é na angustia que se prova seu valor. Amigos se é na gloria e na dor, quem é amigo suporta e crê. Quem é amigo é fiel ate o fim”.(Ludmila Ferber)
Concluindo esse texto quero dizer as palavras do sábio: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” Eclesiastes 12:1.

2 comentários:

  1. Meu, glória a Deus pelas palavras! Fico feliz por ser usado e de alguma maneira suas experiências chegarem até vidas que precisam compartilhar dessas coisas de Deus. Essa responsabilidade nos permite desfrutar de momentos que só teremos se formos responsáveis. Meio óbvio mas, analisando de forma espiritual, há um grande valor nisso. Obrigada Pr., e paz, graça e unção pro seu ministério.

    ResponderExcluir
  2. Nossaa!
    Pra quem paga o preço é impactante demais esse texto, e pra quem não sabe uma descoberta....
    ehhh...
    cantar, muita gente canta!
    pregar, muita gente prega!
    Mas pagar o preço, desafiar a própria humanidade muitas vezes por amor às pessoas, às vidas como Cristo fez...muitas vezes por uma alma....
    Isso não é pra qualquer um, exige ser uma habitação inundada do Senhor!
    Acredito que esse menino diante do falecimento do pai seja o vc autor...e isso me marca!
    quantas pessoas diante de tão pouco desistem do seu chamado??!!
    As pessoas as vezes olham um ministério, um a Pastor e criticam, as vezes, se cansam, mas nem imaginam o preço que se paga por estar alí!
    O tamanho da renúncia!
    E Deus sempre envia anjos na hora certa, porque sozinho é quase impossível.
    Intercessão também é um dom do Senhor!
    Com certeza irmãos, devemos agradecer a Deus porque muitas pessoas renunciaram a si mesmas para ser canal de graça em nossas vidas...
    As vezes as pessoas aceitam o Senhor só porque uma oração moveu o Espírito de Deus.
    E muitas vezes pessoas não aceitam pela falta dessas de alguém atraindo a atenção do Papai!!
    Nesses tempos difíceis pagar preço é difícil, mas ainda bem que existem pessoas que crêem no Cristo Vivo.....rs...e deixam Ele continuar vivendo!
    Estarei orando pelo Victor!!Que sua vida seja um testemunho sempre maior e completo da graça de Deus!!em nome de Jesus!!Obrigada Pastor Vinicius por pagar o preço...
    e oremos todos... sem cessar...
    o Cristão tem o compromisso de clamar....;)

    ResponderExcluir