terça-feira, 13 de agosto de 2013

DAS TREVAS PARA A LUZ





Como chegamos ao mundo que temos hoje? Tudo começou a piorar a partir do séc. XVII, quando
a Idade Média entrou em decadência, o domínio da igreja católica diminuiu e a burguesia nascente disse basta. Foi nessa época que surgiu o movimento iluminista, eles assim se chamavam porque entendiam que tinham a responsabilidade de trazer luz para as trevas, em que o homem viva por causa da religião. De fato a igreja católica tinha tomado um caminho errado e abusivo, distorcendo a verdade de Cristo e transformando a fé em mercado. 

Os pecados para serem perdoados tinham que ser pagos e a hipocrisia não tinha fim no clero. Diante deste quadro a ciência se ascendeu apresentando um caminho para a modernidade. Eles propunham que o pensamento lógico e o método científico fossem o caminho para uma revolução da humanidade e traria respostas para as grandes questões da vida. Criaram com isso a famosa dicotomia fé e razão, colocando cada uma de um lado do ringue e as tornando antagônicas e imiscíveis, inimigas uma da outra. 

A fé é para os supersticiosos e ignorantes, a razão é para os modernos e sábios. Com o tempo essa ideia foi se consolidando na mente da humanidade e a religião passou a ser um tema cultural e de segundo escalão, a Bíblia virou um livro de moral e bons costumes formado por mitos e parábolas. A própria igreja passou a adotar um comportamento segmentado a respeito, criou-se a divisão do mundo secular e do mundo sagrado. No entanto, a ciência não trouxe a resposta para as grandes questões da vida e com isso a humanidade se decepcionou com ela, o avanço tecnológico que criou técnicas para melhorar a produção agrícola não resolveu o problema da fome, mas só reforçou as grandes desigualdades sociais, as novas tecnologias de energias não geraram fontes baratas e acessíveis da mesma, mas novas e poderosas armas de destruição em massa. 

O mundo percebeu que a ciência só trouxe mais injustiça e tristeza e então também a colocou em segundo plano. Hoje então, essas pessoas creem que não existe uma verdade absoluta, nasceu então o relativismo, cada um é autor da sua história e de sua verdade. Cada um segue o caminho que desejar, nenhum deles é melhor que o outro, como não há uma verdade fechada é impossível ter um referencial, surge então o embate de ideias e o jogo de poder por meio da palavra, quem é mais convincente prevalece com sua verdade, isso até que alguém apresente algo melhor, pois a verdade é dinâmica e mutante.

Essa forma de ver o mundo penetrou na própria igreja trazendo práticas detestáveis a nós, muitos são uma coisa no domingo e outra nos outros dias da semana. “Igreja é uma coisa, trabalho outra”. No entanto, não é assim que a palavra pensa, a Bíblia diz que todas as coisas estão em Cristo e, portanto, o seu desejo é que todo o reino seja resgatado. 


Na verdade, a Bíblia é a verdade absoluta e por isso ela tem respostas para todas as grandes questões da vida, ela não fala só de vida cristã, mas de política, sexo, arte, comportamento, moda, ciência, tecnologia e todo e qualquer assunto que passar por sua cabeça. Neste livro, queremos apresentar a Bíblia como essa fonte inesgotável e inerrável de respostas para TODAS as questões da vida. Cumprindo desta forma a tarefa que Deus nos deu de trazer luz às trevas, em que as pessoas estão. Infelizmente para nós e para os iluministas ainda estamos na idade das trevas...

(Continue acompanhando textos sobre este tema, de autoria dos pastores Richard Guerra e Vinicius Zulato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário