Texto base: Hebreus 10:19
O escritor de Hebreus nos relata que esta é uma carta de exortação. Exortação, no grego, tem dois significados: correção e encorajamento.
Em Hebreus 2, a partir do verso 1º, o autor traz uma palavra de correção para a igreja,: Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?.
Estes cristãos estavam sendo corrigidos, em primeiro lugar, porque eles estavam negligenciado a Palavra de Deus, a sua fé. Estavam ficando acomodados.
Em Hebreus 5, a partir do verso 11, encontramos o segundo motivo pelo qual eles precisavam ser corrigidos. Na vida cristã, ou estamos avançando ou retrocedendo. Não existe como estagnar na vida cristã. Ou estamos levando nossa fé a sério e estamos crescendo no conhecimento do Filho de Deus ou estamos sendo negligentes, voltando atrás. A negligencia no coração do povo a que o escritor de Hebreus se direciona estava se tornando endurecido para aprender.
A terceira razão pela qual eles precisavam ser corrigidos está em Hebreus, capítulo 10, a partir do versículo 32. Ali é relatado que quando os irmãos se apegaram à fé, tudo ocorreu debaixo de muita perseguição, roubos de seus bens, alguns apanharam e foram desprezados pela fé que seguiam. No entanto, devido à dura perseguição alguns estavam pensando em retroceder.
Em Hebreus, 12, a partir do verso 7, vemos que por causa da perseguição eles começaram a duvidar do caráter de Deus. Eles diziam, se Deus nos ama tanto porque ele tem permitidos que soframos tanto? Se Deus é tão bom assim e tem planos para nossas vidas porque Ele está permitindo que estas coisas ruins aconteçam conosco?
Hoje em dia muitas pessoas dentro da igreja cometem este erro também. Se entregam a Jesus mas logo que começam a viver a diversidade por causa da decisão, elas começam a questionar o caráter de Deus: “Poxa Deus, mas eu entreguei a vida para o Senhor e isso está acontecendo. Poxa Deus, eu comecei a dar o dízimo e o Senhor disse que as portas iam se abrir e eu fui demitido”. Estes cristãos como os do livro de Hebreus estavam duvidando do caráter de Deus. Alguns pensam, “Deus não está se importando tanto assim com o que estamos passando, Ele não nos ama tanto”.
O escrito de Hebreus então, exortando e corrigindo os irmãos, vai buscar em Jesus razões para encorajá-los a permanecer na fé.
1) Porque Jesus é o próprio Deus. Quando as pessoas entregaram suas vidas a Jesus elas estavam confiando a vida nas mãos do próprio Deus. Jesus é maior que os profetas, Ele é aquele que instituiu uma maior aliança, composta pelas melhores promessas, é através do sacrifício que podemos agora estar diante de Desus. Segundo o escritor, se temos promessas tão maravilhosas firmadas no sacrifício da Cruz, não podemos olhar para trás. Fazer isso é abandonar tudo o que Deus fez por nós. Jesus morreu para que tivéssemos acesso a Deus. Só existe uma realidade que nos impediria de ter acesso à presença de Deus. Medo e culpa. Com o sacrifício estamos livre destas duas coisas. Agora podemos entrar com ousadia diante de Deus, inculpáveis e limpos para termos comunhão com Ele. Somos limpos e purificados para limpar a outros, levar esta santificação a outros. Sermos sal na terra e luz no mundo. Uma santidade que faz diferença apenas para nós mesmo é legalidade e religião.
2) Para perseverar na fé é preciso ter comunhão com os santos. “não deixem de congregar”.
3) Para perseverar é necessário praticar boas obras. Cuidar dos órfãos e viúvas. Evangelismo! Visitar encarcerados e enfermos.
4) Persevere porque Deus irá nos julgar. Todos vamos passar por Ele. Diante deste tribunal, todos os que tiverem deixado a sua fé, certamente receberão punição de Deus.
Somente são justificados diante de Deus os que estão em Cristo. Aqueles que perseverarem até o fim receberão a vida eterna.
Sabe...
ResponderExcluirA caminhada cristã é realmente de desafios.Mas é por meio de desafios,que reconhecemos nossas fragilidades,medos e inseguranças. Qdo o texto aborda a questão dos questionamento diante de Deus,é notável perceber,que acontecem perante desafios/problemas/circunstâncias.
Mas temos de ter a fé,na certeza que são nos desafios,que notamos o cuidado e presença de Deus,nos garantindo sabedoria e consciência cristã de que realmente somos filhos,onde toda insegurança se vai,e em meio a adversidade,Deus cuida e nos capacita para vencer.
Vencer não significa somente uma realização,mas também uma superação de mudanças de atitudes comportamentais,diante do aprendizado com Deus perante a superação nos desafios.
Sabe...
Desafios geram estagnação(incapacidade)...retrocede,muitas vezes, o crer e viver com Cristo.Mas mesmo com pouca fé,nunca nos esquecemos do zelo de Deus!!O retroceder traz tropeços,mas ao clamar pelo perdão e graça do Senhor,somos resgatados do pecado e acolhidos nos braços do Pai,com uma acolhida de fé em força!
Mas...
O que seria da vida sem os desafios?!A caminhada pela fé é assim mesmo,com obstáculos e circunstâncias,mas temos a certeza que "...tudo posso naquele que me fortalece..." e é a na cruz que nosso pecado é deixado para trás e corremos para o colo do Pai,alimentando do verdadeiro amor.
Sim,a vida é de perseverança!Perseverança de fé,coragem,sabedoria e amor!!Amor a vida!A vida com Deus,a vida com próximo,a vida enxergando a si mesmo em Deus e seu lugar no corpo de Cristo!!
Deus abençoe!
Felicidades em Cristo!
Deborah Lôbo