João 17:3 – Deus existe!
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste - João 17:3
Nossa vida tem apenas um propósito: conhecer a Deus. É por isso que quando estamos louvando a Deus, cantando hinos, nosso coração se enche. Muitas vezes pessoas não crentes, que vem a igreja se sentem cheios ao cantar para Deus. Tudo isso é a presença de Deus.
Na Bíblia, na Escritura, parece haver uma despreocupação em nos provar quem é Deus. As Escrituras começam assim: “No princípio, Deus...”. Ou seja, tudo começou em Deus. A Bíblia não nos explica, ela apenas proclama, Deus existe e Ele é o centro, é o mais importante. Uma pergunta não pode sair de nós. Se eu fui criado para conhecer a Deus, o que eu preciso fazer para me aprofundar neste conhecimento?
Não há nada que possamos fazer na nossa força que pudesse facilitar a nós o conhecimento de Deus, se não fosse o próprio Deus se mostrar a nós através de Suas manifestações. Não existe homem que alcance a altura e sublimidade de Deus para conhecê-Lo. Mas Ele, pela sua graça se fez conhecido para nós.
1ª maneira de conhecer a Deus: em Romanos 1: 18 vemos que podemos conhecer a Deus através de Sua criação. A criação é fruto do trabalho, da obra de Deus, ela própria praga para nós da existência de Deus. Alguns se regem pela Teoria da Criação. Ela é apenas uma teoria que nunca foi provada. Mas a existência e o poderio de Deus podem ser provados por cada coisa criada somente pelas mãos Dele. Tudo em Deus tem propósito de ser. A renovação diária da natureza/criação mostra a existência de Deus.
2ª maneira: Em Gêneses 12:1/Êxodo 3/Atos 9 vemos que a segunda maneira de conhecer a Deus é através da revelação pessoal. Deus fala com as pessoas.
3ª maneira: Em Neemias 9:5. O mal não destrói o mundo inteiro porque Deus se revela na história da humanidade. É Ele quem escreve a história como Ele quer. A vida de cada um de nós declara a existência de Deus. A nossa história mostra que ela está nas mãos de Deus.
4ª maneira: Filipenses 2:5. A forma mais sublime de conhecermos a Deus do que através da vida de Jesus Cristo. Olhando para Jesus é impossível duvidarmos da existência de Deus. Deus se fez presente na terra, através da vida de Jesus, e interviu da história da humanidade. Deus se fez presente na história porque havia algo que ninguém mais poderia fazer por nós. Todos nós estávamos em pecado, e somente Jesus, o próprio Deus, poderia nos salvar da morte.
Você nunca vai entender a imensidão da graça, do perdão e da misericórdia enquanto você não entender quão pecador você é. A Bíblia nos diz que Deus olhou para a terra e não viu um justo sequer. Todos nós somos necessitados da graça de Deus. Todos nós precisamos do perdão e do amor de Deus.
Para encerrarmos, leiam II Tessalonicenses 1:6. O Evangelho não é uma opção. É a única saída para nós!
quinta-feira, 18 de julho de 2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
PERSEVERAR É PRECISO!
Texto base: Hebreus 10:19
O escritor de Hebreus nos relata que esta é uma carta de exortação. Exortação, no grego, tem dois significados: correção e encorajamento.
Em Hebreus 2, a partir do verso 1º, o autor traz uma palavra de correção para a igreja,: Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?.
Estes cristãos estavam sendo corrigidos, em primeiro lugar, porque eles estavam negligenciado a Palavra de Deus, a sua fé. Estavam ficando acomodados.
Em Hebreus 5, a partir do verso 11, encontramos o segundo motivo pelo qual eles precisavam ser corrigidos. Na vida cristã, ou estamos avançando ou retrocedendo. Não existe como estagnar na vida cristã. Ou estamos levando nossa fé a sério e estamos crescendo no conhecimento do Filho de Deus ou estamos sendo negligentes, voltando atrás. A negligencia no coração do povo a que o escritor de Hebreus se direciona estava se tornando endurecido para aprender.
A terceira razão pela qual eles precisavam ser corrigidos está em Hebreus, capítulo 10, a partir do versículo 32. Ali é relatado que quando os irmãos se apegaram à fé, tudo ocorreu debaixo de muita perseguição, roubos de seus bens, alguns apanharam e foram desprezados pela fé que seguiam. No entanto, devido à dura perseguição alguns estavam pensando em retroceder.
Em Hebreus, 12, a partir do verso 7, vemos que por causa da perseguição eles começaram a duvidar do caráter de Deus. Eles diziam, se Deus nos ama tanto porque ele tem permitidos que soframos tanto? Se Deus é tão bom assim e tem planos para nossas vidas porque Ele está permitindo que estas coisas ruins aconteçam conosco?
Hoje em dia muitas pessoas dentro da igreja cometem este erro também. Se entregam a Jesus mas logo que começam a viver a diversidade por causa da decisão, elas começam a questionar o caráter de Deus: “Poxa Deus, mas eu entreguei a vida para o Senhor e isso está acontecendo. Poxa Deus, eu comecei a dar o dízimo e o Senhor disse que as portas iam se abrir e eu fui demitido”. Estes cristãos como os do livro de Hebreus estavam duvidando do caráter de Deus. Alguns pensam, “Deus não está se importando tanto assim com o que estamos passando, Ele não nos ama tanto”.
O escrito de Hebreus então, exortando e corrigindo os irmãos, vai buscar em Jesus razões para encorajá-los a permanecer na fé.
1) Porque Jesus é o próprio Deus. Quando as pessoas entregaram suas vidas a Jesus elas estavam confiando a vida nas mãos do próprio Deus. Jesus é maior que os profetas, Ele é aquele que instituiu uma maior aliança, composta pelas melhores promessas, é através do sacrifício que podemos agora estar diante de Desus. Segundo o escritor, se temos promessas tão maravilhosas firmadas no sacrifício da Cruz, não podemos olhar para trás. Fazer isso é abandonar tudo o que Deus fez por nós. Jesus morreu para que tivéssemos acesso a Deus. Só existe uma realidade que nos impediria de ter acesso à presença de Deus. Medo e culpa. Com o sacrifício estamos livre destas duas coisas. Agora podemos entrar com ousadia diante de Deus, inculpáveis e limpos para termos comunhão com Ele. Somos limpos e purificados para limpar a outros, levar esta santificação a outros. Sermos sal na terra e luz no mundo. Uma santidade que faz diferença apenas para nós mesmo é legalidade e religião.
2) Para perseverar na fé é preciso ter comunhão com os santos. “não deixem de congregar”.
3) Para perseverar é necessário praticar boas obras. Cuidar dos órfãos e viúvas. Evangelismo! Visitar encarcerados e enfermos.
4) Persevere porque Deus irá nos julgar. Todos vamos passar por Ele. Diante deste tribunal, todos os que tiverem deixado a sua fé, certamente receberão punição de Deus.
Somente são justificados diante de Deus os que estão em Cristo. Aqueles que perseverarem até o fim receberão a vida eterna.
Assinar:
Postagens (Atom)