terça-feira, 18 de junho de 2013

O Espírito Santo de Deus

Olá pessoal, nesta semana meditaremos em João 14:15-18!!

Quando Jesus proferiu estas palavras para os discípulos Ele estava em uma mesa com eles. Foram as últimas palavras antes de sua crucificação. E foi também sobre este assunto que Jesus voltou a falar com ele poucos instantes antes Dele subir aos seus. Que assunto importante é falar do Espírito Santo de Deus.
 

Jesus trata deste assunto após lavar os pés dos discípulos e ceiar com eles. Ele fala da importância de Ele ir, para que o Consolador pudesse vir e estar com eles. Esta informação, claro, preocupou os discípulos como a nós também preocuparia. Há cerca de três anos antes deste momento, eram os discípulos que decidiam tudo sobre as suas próprias vidas. Jesus não havia entrado ainda na vida deles, chamando um a um. Eles tinham autonomia sobre o que faziam. Mas a partir do momento em que aqueles discípulos encontram com Jesus eles deixaram de ter vida própria. Eles passaram a obedecer à vontade de Jesus.
 

Eles abandonaram seus negócios, abandonaram sua estrutura familiar. Provavelmente o único discípulo casado era Pedro, sobre o qual vemos a menção de sua sogra. Era ele também o único a pagar impostos, ou seja, todos os outros deviam ser menores de idade. Todos abandonaram o círculo de convívio que eles construíram durante anos para então seguir a Jesus, profeta, o chamado rabino da Galiléia.

No entanto, andando com Jesus, estes homens viram coisas extraordinárias. Eles puderam ver milagres de cura, de libertação e até pessoas ressuscitarem. Sem contar a multiplicação de pães e peixes. Lendo o Evangelho de Mateus, você consegue perceber nitidamente que nenhuma das atitudes de Mateus, o Levi, não foram resultados de sua própria vontade, tudo o que fez, foi pela ordem de Jesus. Assim como também podemos perceber ao ler os Evangelhos de Marcos e João.


Mas Jesus está dizendo agora a eles: estou indo embora. Como você reagiria se você tivesse dedicado três anos e meio da sua vida a seguir uma pessoa, tivesse aberto mão de tudo por ela, e ela dissesse que iria embora? Você depositou nela toda a sua esperança e expectativa. Você até chegou a acreditar que esta pessoa era a esperança prometida a Israel, que seria liberta das mãos dos romanos por esta pessoa, que restauraria a glória de Israel e de repente ela diz ‘tchau’.


Mas Jesus não disse apenas ‘Eu vou’, mas ‘o Outro virá’. A palavra outro quer dizer ‘da mesma espécie que eu’. Aquele que é como Jesus está entre nós. Quando Jesus estava entre os discípulos, ninguém queria saber de mais nada. Até as pessoas que não gostavam de Jesus, eram obrigadas a ouvir falar Dele. Iam para um lado e ouviam falar que Jesus curou um ali, iam para outro lugar e Jesus havia passado e ressuscitado alguém ali. Havia discípulos em nome Dele em vários lugares pregando o Evangelho e batizando a muitos.


Uma coisa nós precisamos entender: o Outro, o Consolador enviado da parte do Pai está aqui. E Jesus dizia ainda ‘mas Ele não estará apenas com vocês, mas em vocês’.  Jesus foi, mas o lugar não ficou vazio. Este Espírito Santo está em você e você O conhece. Talvez você não o conheça profundamente, mas Ele pode te levar a conhecê-Lo mais. Assim como os discípulos no início da caminhada com Jesus não o conheciam profundamente e passaram a conhecê-Lo, nós podemos seguir na caminhada de conhecimento do Espírito Santo.


Os discípulos caminhando ao lado de Jesus aprenderam que uma enfermidade não era um problema, mas a oportunidade de manifestar a glória do Senhor. Aprenderam que a ausência de algum suprimento era a oportunidade de Deus multiplicar e saciar a fome e a sede de todos. Aprenderam que vida cristã não é um conjunto de regras, mas uma vida de constantes experiências.


O Espírito Santo de Deus, que está aí em você, quer te ensinar que seja qual for a situação difícil que você esteja passando, ela não é uma situação para te parar, mas uma oportunidade para que você veja a manifestação da glória de Deus. Talvez você diga ‘pastor eu queria tanto viver uma vida santa, mas eu não consigo, eu não sei como’. Você pode não saber, mas o Espírito Santo de Deus que está em você sabe.

 
Há cinco anos realizamos o Culto Cristo Vivo. Nós começamos a nos reunir no salão Céu da Igreja Batista da Lagoinha, passamos pelo Tabernáculo e agora estamos no Templo Principal. Alcançamos esta vitória porque estamos aqui em nome de Jesus. Não buscamos encher auditório, mas encher este local da glória a Deus. E quanto mais de nós estivermos juntos e buscarmos genuinamente a presença de Deus, mais encheremos este local da glória de Deus e mais e mais serão atraídos para cá, por esta glória. O que você acha que te atrai, todos os domingos, para estar aqui nesta reunião? A presença de Deus.


O Espírito Santo que Jesus fez habitar em nós não tem vários testemunhos, Ele tem apenas um testemunho: Jesus! E o Evangelho, não é por força nem por violência, é pelo Espírito de Deus.

Pr. Vinícius Zulato

Um comentário:

  1. Olá Pr. Vinícius,

    Não o conhecia, nem nunca soube de você, até que hoje assistindo pregações que foram ao ar na rede super e estão no youtube agora pude ver o quão é maravilhoso ver o Espírito Santo usando você para falar da palavra de Deus. A partir disto comecei a pesquisar mais e pude conhecer como foi sua jornada até aqui, isto só me mostra como Deus é perfeito naquilo que nos prepara!!!
    Não sei ao certo, mas a vontade de conseguir um lugar onde pudesse escrever para você tomou conta de mim ... espero que seja você mesmo que esteja lendo este recado.

    Que Deus te Abençoe Grandemente!!!

    Jéssica Zanelato

    ResponderExcluir