quarta-feira, 12 de junho de 2013

JESUS NOS CHAMA

Vamos meditar em João 4. Deixe Deus falar com você!!


João 4: 1 e 2

E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),



A Bíblia deixa claro que quem faz discípulos é o Senhor. Cristo faz seus discípulos. Os discípulos que caminhavam com Ele eram responsáveis apenas por batizar aqueles que Jesus fazia como seus discípulos.

Nós não respondemos a um chamado de uma pessoa, mas sim do próprio Senhor. Em Filipenses capítulo a partir do verso 6, Paulo diz que “aquele que em vós começou a boa obra a terminará”. E quem é que começou a boa obra em nós? Paulo não disse que quem faz a obra é ele, ou a igreja ou os discípulos. As pessoas que seguem a Cristo são frutos do trabalho daquele que faz a obra, o próprio Jesus Cristo. Em Isaías 53: 11 lemos: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e se alegrará”. Nós somos resultado do trabalho do próprio Senhor.

É Jesus quem chama seus próprios discípulos. É isso que Ele diz para nós.

No Evangelho de Mateus, capítulo 4, versículo 18 e 19, lemos: “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Quem nos faz pescadores de homens? Jesus! Em João, capítulo 15, verso 16, Ele disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”.

É Jesus quem está nos chamando. Deus está chamando você para andar com Ele, para estar perto Dele. Não apenas para observar à distância, mas para ser discípulo Dele. Os discípulos que são chamados por Jesus, são chamados segundo a vontade de Deus!

Voltando ao João 4, no versiculo 34, Jesus diz: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”. Ou seja Ele vive para fazer a vontade de Deus e concluir a obra de Deus.

Você pode pensar que está no culto pela sua própria vontade, mas não você está ali pela vontade de Deus. Foi o próprio Jesus que te atraiu à igreja para o culto, porque Ele deseja que você comece a andar com Ele. Ele quer que você abra mão de sua vontade, de seus caminhos, para viver com Ele, trilhar nas veredas planas que Ele tem para você.

Como Jesus faz discípulos? Ele não faz discípulos apenas chamando. Ainda no livro capítulo 4 de João vemos que Jesus chama seus discípulos para estar perto Dele, ao lado Dele. Na história da mulher Samaritana, vimos que ela chegou o poço e Jesus já estava ali. Diz o texto:

“Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la”.

Jesus nos chama até Ele e começa a falar conosco de forma que possamos entender a sua linguagem. Jesus não rodeou para falar com aquela mulher. Ele falou com ela sobre a necessidade que ela tinha no coração. Ela precisava de água, e Jesus falou com ela sobre isso.

E é assim que Jesus fala conosco. Ele vem a nós falando de uma forma que entendemos perfeitamente seu recado. A maioria de nós é atraída a Jesus justamente através de nossas necessidades.

As pessoas falam com você: “você tem problema no casamento, vá à uma igreja e peça uma oração, Jesus vai transformar sua vida” / “você está sem emprego, peça a Jesus, Ele abrirá uma nova porta”. De fato, Jesus pode fazer isto. O que acontece é que muitas vezes Jesus usa estas estratégias para nos atrair a Ele. Porque o que de fato nós precisamos é de Jesus, e não simplesmente de nossas necessidades sanadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário