quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É como se lê.


Lucas 10: 25-35.
"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar".


Porque o sacerdote e o levita não pararam?


Além das muitas respostas que o próprio texto nos mostra, quero sugerir uma bem simples, sua interpretação da lei.
A maneira como eles liam a lei fazia dos mandamentos algo mais importante que pessoas. Se você conhece um pouco do V.T sabe que havia uma lei, um voto conhecido como o voto do nazireu (ler a vida de Sansão- Juizes 14), essa lei proibia o nazireu de tocar em coisas mortas. Porém Jesus mostra que a vida vale mais que a lei, mais que mandamentos. Uma ovelha perdida no sábado é mais importante que o sábado! Jesus é o Senhor do sábado!


Sendo assim a maneira como lemos a lei de Deus pode nos levar a agir conforme Jesus, conforme o Bom Samaritano ou agir como o levita, o fariseu! A pergunta de Jesus é: Como você lê a lei?

Vejo pessoas hoje lendo a lei de tantas maneiras; Pessoas lêem a lei de Deus e são levadas ao julgamento, adquirem na lei instrução para julgar. Outros lêem a lei e recebem dela informação para serem egoístas quando ao trato com o dinheiro, posses.

Como você te lido a lei?

Nossas atitudes dizem muito de como interpretamos a palavra.


2 comentários: