segunda-feira, 16 de março de 2015

REFORMA POLÍTICA




Culto Cristo Vivo

Neemias 2.11-20

A história do povo de Israel é marcada por recomeços, depois da divisão do reino o povo foi levado para o cativeiro Babilônico por 70 anos. Anos que se passaram longe da pátria, dos familiares e de tudo que eles estavam acostumados a fazerem e viverem, mas após 70 anos o Senhor permite que o povo volte. No texto de hoje vemos que Neemias descreveu a destruição e desolação que o povo enxergava, assim também é a forma que você e eu estamos enxergando a situação do nosso país.

Quem sabe eu e você estamos esperando uma mudança de presidente, que não seria na minha opinião uma boa resolução. Nosso país hoje, esta imerso no oceano da corrupção, estamos naquele ponto onde não mais vemos a ponta do iceberg, mais sim a sua maior parte, o que esta abaixo das águas.

Situações que temos vivido durante anos e anos, assistimos e lemos todos os tipos de noticias e o que fizemos nada! Mas chegou a hora, e esta é a hora! Não mais a corrupção, não mais a mentira, não mais! Chega! Foi esta situação de caos que Neemias encontrou no seu país. Sim, foi esta situação que fez com que um profeta de Deus se levantasse, e se posicionasse como cidadão que ama sua pátria, Neemias se levantou como um reformador politico de sua época para o seu povo, ele bateu no peito com a justiça divina e mudou a história do seu povo. Agora eu pergunto a você querido leitor,você esta pronto para mudar a situação da sua nação?
Para que isso venha ser uma realidade da nossa nação, precisamos agir como Neemias, o texto deixa claro para nós,os  3 princípios para a reforma da nação, reforma que favoreceu o seu povo.

Primeiro : Estrutura de segurança que favorecia o povo.

Neemias foi informado que o muro estava fendido, e suas portas queimadas a fogo. O muro de uma cidade naquele tempo dava maior segurança aos habitantes, impedindo a entrada de pessoas e animais a não ser pela porta, e facilitando a defesa contra os inimigos. Sendo assim Neemias entendeu que a segurança era um princípio básico, para que o seu povo pudesse viver tranquilos e produzissem e trabalhassem sem medo de serem atacados por inimigos. Pena que não podemos falar desse tipo de medida no governo que vivemos hoje.

Segundo : A reforma tributária /Agrária. Neemias 5.1-19

A medida de juros abusivos ao povo, moveu  Neemias a pedir que parassem de serem abusivos, assim como no Brasil hoje vemos que são gastos bilhões para pagar nossos governantes. Haja juros sobre nós hein! Mas infelizmente eles continuam a subindo, e pagamos o salário daqueles que nem em um momento como este que estamos enfrentando em nosso país, eles pudessem abrir mão de seu ganhos para que houvesse o equilíbrio econômico em nossa nação.
Mas Neemias abriu mão do seu salário, o texto diz que percebendo o caos da sua nação ele fez uma reforma tributária, ele tirou o juros do povo.

Terceiro : Reforma moral. Neemias 8.13 / 9.1-3

Não existe estrutura econômica que mude apenas o coração das pessoas, podíamos estar em um  país perfeito se o nosso Brasil vivesse de forma ética. E não é apenas uma crise econômica mas também de valores. O problema é que o brasileiro é conhecido como um povo desonesto, somos conhecido como o povo do “jeitinho brasileiro”, precisamos dar um basta nisso e resgatar nossos valores, pois se estamos onde estamos é porque abrimos mão da ética. Neemias levou a ética de volta para o seu povo, ele levou os padrões da lei , mas o que adianta nós como cidadães denunciar nossos governantes? O que adianta fazer tanto barulho?
Infelizmente o que acontece hoje é que falamos muito e agimos da mesma forma, quando roubamos nossos patrões mexendo nas redes sociais no horário de trabalho, ou quando colamos na faculdade ou na escola e etc..
Foi exatamente por causa deste 3 pilares que uma nação foi reconstruída, foi esta nação reconstituída por Neemias que deu-se o berço do nosso Messias.

Onde eu e você entramos nisso?

Quando passamos a ter interesse por esses assuntos, ao se interessar pela politica do nosso país. Somente assim seremos sal da terra e luz do mundo. Que você possa permitir se um instrumento nas mão do poderoso Deus para a transformação da nossa nação!

No amor de Cristo,

Maciel Donizeti
Acesse o Blog Blá Blá Blá de Ovelha:




Nenhum comentário:

Postar um comentário